Início » Audiências públicas em Milagres discutem orçamento e saneamento com forte participação popular

Audiências públicas em Milagres discutem orçamento e saneamento com forte participação popular

por M7 NOTÍCIAS
0 comentário

Foto: Ascom/Prefeitura de Milagres

A Câmara Municipal de Milagres foi palco, na manhã desta quarta-feira (9), de dois importantes encontros entre governo e sociedade civil. Promovidas pela Prefeitura Municipal, duas audiências públicas debateram temas estratégicos para o futuro do município: a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026 e o Plano Municipal de Saneamento Básico.

Os eventos reuniram representantes do poder público, estudantes, lideranças comunitárias e membros da sociedade civil. Estiveram presentes o prefeito Anderson Eugênio, a vice-prefeita e secretária da Proteção Social, Elisângela Crisóstomo, o secretário de Gestão, Planejamento e Inclusão Digital e primeiro-cavalheiro do município, Gean Feitosa, a secretária de Meio Ambiente, Renata Sonayra, além dos vereadores Ozório Dantas (presidente da Câmara), Teté Morais, Geraldo Netto e Amanda de Ubelardo. A promotora de Justiça Thaís Moutelík Aguiar de Azevedo também participou das atividades.

Na primeira audiência, o destaque foi a construção da LDO 2026. A palestra foi ministrada por Dr. Odailton Carlos Angelim Alencar, graduado em Direito e Administração, com especialização em Gestão. Ele destacou a relevância do momento:

“Foi um evento com uma participação massiva da sociedade, principalmente de jovens, isso é muito importante, e isso vai ao encontro da transparência, de fazer com que a sociedade se engaje e participe. A sociedade civil está fazendo sua contribuição, dizendo o que ela necessita, o que ela precisa, dando as suas sugestões. Isso é descentralização”.

O prefeito Anderson Eugênio reforçou o papel da população no processo de planejamento do município:

“A certeza de que a participação social, a transparência, a capacidade de dialogar do governo para construir, para planejar o amanhã. Hoje estamos aqui na audiência pública para a construção da lei de diretrizes orçamentárias. Essa lei vai nortear o município para o próximo ano. Então nós só podemos gastar, nós só podemos investir o que está nela. Para isso, era preciso que a população viesse e nos desse a diretriz”.

Foto: Ascom/Prefeitura de Milagres

A segunda audiência foi dedicada ao Plano Municipal de Saneamento Básico, tema conduzido pela engenheira ambiental Nathália Cruz Crisóstomo. Em sua explanação, ela explicou a importância de um planejamento a longo prazo:

“O plano trata dos quatro eixos de saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e a gestão de resíduos sólidos. É um planejamento para os próximos 20 anos, com atualizações a cada quatro anos. Por isso, é fundamental o envolvimento da população nas discussões e no direcionamento das metas”, afirmou.

“Foi um momento riquíssimo, com participação popular, vereadores e estudantes. Um momento de troca de informações e sugestões que com certeza atingiu o nosso propósito”, completou.

Estudantes do curso técnico de Administração da EEEP Irmã Ana Zélia da Fonseca participaram ativamente das audiências, que também abriram espaço para sugestões populares. Durante os próximos 15 dias, a população poderá contribuir com ideias e propostas por meio de questionários disponíveis nos canais oficiais do município.

Os encontros reforçam o compromisso da gestão municipal com a transparência, a participação cidadã e o planejamento responsável para um desenvolvimento sustentável de Milagres.

You may also like

Deixe um comentário

SOBRE NÓS

Bem-vindo ao M7 Notícias – seu portal de informações abrangentes sobre Milagres, no Cariri, cultura, política, esporte, Brasil, polícia e religião. Aqui você encontrará as principais coberturas jornalísticas, trazendo notícias atualizadas e relevantes para mantê-lo informado sobre todos esses temas.

@2022 – TODOS DIREITOS REZEVADOS AO M7 NOTÍCIAS. Designed and Developed PenciDesign