Foto: Filippo MONTEFORTE / AFP
O Papa Francisco, de 88 anos, que está internado em Roma, desde 14 de fevereiro, está em condição crítica, segundo informou o novo comunicado do Vaticano sobre a saúde do Pontífice. Ele sofreu uma crise de asma prolongada neste sábado (22).
“As condições do Santo Padre continuam críticas, portanto, como explicado ontem, o papa não está fora de perigo. Esta manhã, o Papa Francisco apresentou uma crise respiratória asmática de longa duração, que exigiu uma terapia de alto fluxo de oxigênio”, diz o novo boletim.
O Papa está internado no Hospital Gemelli, após sentir dificuldade para respirar por vários dias. Ele continua sob cuidados devido a uma bronquite. No hospital, foi diagnosticada pneumonia bilateral e infecção polimicrobiana.
O comunicado diz ainda: “O santo padre continua vigilante e passou o dia a poltrona, embora mais debilitado do que ontem”
Realização de transfusões
De acordo com o comunicado, exames de sangue mostraram uma plaquetopenia associada a uma anemia, que exigiu a administração de transfusões.
A condição, também chamada de trombocitopenia, é a diminuição do número de plaquetas no sangue, podendo surgir em decorrência de diversas situações clínicas, incluindo doenças do sistema imunológico, infecções, deficiências vitamínicas e doenças hereditárias.
Em alguns casos, o tratamento da plaquetopenia pode incluir a transfusão de plaquetas.
As informações são do Diário do Nordeste