A partir desta segunda-feira (3) os brasileiros poderão pagar boletos via Pix. A resolução, que amplia o pagamento além do código de barras, foi aprovada pelo Banco Central em dezembro de 2024. Com a mudança, os boletos podem ter um código QR específico para o pagamento instantâneo.
De acordo com o Banco Central, uma das principais vantagens, além da comomidade do método, é a redução do tempo de espera para confirmação do pagamento, como acontece em boletos pagos por código de barras. Antes, algumas instituições já ofertavam pagamento de boleto via Pix, mas de forma experimental. Agora, a medida é oficialmente autorizada pelo Banco Central.
Ainda entrará em vigor
Outra mudança é a criação do boleto dinâmico, voltado a aumentar a segurança em pagamentos vinculados a títulos, como as duplicatas escriturais. Segundo o BC, a modalidade garante que o valor pago seja destinado ao legítimo detentor do título, reduzindo riscos para pagadores e credores. No entanto, a medida ainda depende de instrução normativa para entrar em vigor.
As informações são da Agência Miséria