O horário de verão pode voltar no Brasil como forma de reduzir os impactos da crise hídrica no setor elétrico. A medida é analisada pelo Ministério de Minas e Energia, e depende de decisão política do governo.
O anúncio foi realizado na quarta-feira (11), durante a coletiva de imprensa que ocorreu após a Cerimônia Nova Indústria Brasil – Missão 4: Indústria e Revolução Digital. Durante a solenidade, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, afirmou que a reimplantação do horário de verão “pode ser uma boa alternativa para você poupar energia“.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, já havia afirmado que uma eventual volta do horário de verão era avaliada internamente pelo governo. Contudo, apesar de ainda não haver uma definição, a justificativa central para um possível retorno desse mecanismo seria o aumento da confiabilidade do sistema elétrico.
Horário de verão
O horário de verão foi instaurado no Brasil em 1931, mas foi suspenso em 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, sob o argumento de que seus benefícios não eram consideráveis e que era impopular.
A medida, que vigorava entre o primeiro domingo de novembro e o terceiro de fevereiro, consistia em adiantar uma hora no relógio para economizar energia aproveitando a luz natural.
As informações são da Agência Miséria