Nesta terça-feira (03), a cidade de Milagres se despede de uma de suas figuras mais queridas e respeitadas na educação e no serviço comunitário. Francisca Leite Lacerda, carinhosamente conhecida como Francisquinha Lacerda, faleceu aos 80 anos, deixando um legado imensurável para a sociedade milagrense.
Francisquinha Lacerda dedicou sua vida à educação, atuando como professora em importantes instituições de ensino da cidade, incluindo o Patronato e Escola Normal Zefinha Gomes, Escola Padre Joaquim Alves e Escola Antônia Lindalva de Morais. Seu compromisso com a formação de jovens e adultos foi além das salas de aula, com sua atuação como Coordenadora do Programa Brasil Alfabetizado e do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde lutou para levar o conhecimento a todos os cantos de Milagres.
Além de sua contribuição para a educação, ela foi uma das pioneiras na proteção dos direitos das crianças e adolescentes, sendo eleita como Conselheira Tutelar na primeira turma do Conselho Tutelar de Milagres. Sua paixão pela comunicação comunitária também a levou a cofundar a Rádio Som da Terra FM, um marco na história da cidade. Francisquinha era irmã da ex-prefeita de Milagres, Meire Francisca Lacerda de Medeiros. A sua partida deixa uma lacuna imensa, mas seu legado de dedicação, amor pela educação e pela comunidade continuará vivo em cada ex-aluno, colega e milagrense que teve o privilégio de conhecê-la. Milagres, com profundo pesar, agradece por toda a sua contribuição e exemplo.