Buscando a prevenção e o combate aos incêndios florestais, o Ceará e outros 18 estados, além do Distrito Federal, devem receber brigadas federais. A contratação das equipes foi autorizada pelo Governo Federal pelo Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo).
As equipes serão organizadas em diferentes estruturas para atender conjunto de cidades brasileiras afetadas pelas queimadas, com estruturas e tamanhos diversos. Podem ser compostas por chefes de brigada, chefes de esquadrão e brigadistas — em quantidades que variam entre dez e 25 profissionais, em alguns casos.
Os municípios contemplados estão nos estados do Amapá, Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Tocantins, Pernambuco, Pará, Paraná, Piauí, São Paulo, Roraima, Rondônia e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.
Além das brigadas de combate direto ao fogo, o normativo ainda prevê a contratação de equipes especializadas, que atuam como uma força de elite no combate aos incêndios florestais, operando principalmente em ações de combate ampliado.
As informações são do portal No Cariri Tem