Os municípios do Cariri receberam, na última segunda-feira (20), a nova vacina contra covid-19. Mais de 108 mil doses foram distribuídas pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) para os 184 municípios cearenses. Segundo a Sesa, o imunizante foi atualizado devido à necessidade de proteção para as novas variantes da doença, que ainda tem altas taxas de mortalidade. Por isso, medidas para mitigar os riscos, como a vacinação, são de extrema importância. A vacinação é realizada nos postos de saúde, de acordo com o calendário vacinal de cada município.
A vacina monovalente do laboratório Moderna traz a subvariante ômicron XBB 1.5, para a utilização em todas as faixas etárias acima de seis meses. Pessoas de cinco anos ou mais que não fazem parte dos grupos prioritários e nunca foram vacinadas terão a oportunidade de receber uma dose da vacina XBB no esquema primário. “A subvariante XBB 1.5 possui mais de quarenta mutações em comparação ao vírus original. Por isso, a vacina covid monovalente atualizada está indicada, em razão desse cenário de novas variantes”, destaca a titular da Coordenadoria de Imunização (Coimu) da Sesa, Ana Karine Borges.
O objetivo é completar o esquema vacinal das crianças de seis meses a quatro anos de idade e atualizar a proteção para os grupos prioritários. Neste momento, a imunização acontecerá mediante disponibilidade de estoques da vacina atualizada. Nesta, uma nova remessa foi programada para chegar ao estado, com mais 43.200 doses enviadas pelo Ministério da Saúde.
Com informações do Jornal do Cariri