O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Enel, deputado estadual Fernando Santana (PT), e o relator, deputado Guilherme Landim (PDT), pediram a caducidade da concessão da Enel no Ceará. Trata-se da nulidade ou extinção de direitos e deveres da empresa, resultando na saída da Companhia do Ceará. A reunião aconteceu em Brasília, nesta segunda-feira (18), na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que é responsável por fiscalizar a Enel. O líder do presidente Lula na Câmara, deputado federal José Guimarães também participou da reunião.
O Cariri continua enfrentando problemas ocasionados por interrupção e instabilidade no fornecimento de energia elétrica. Na última semana, a CPI da Enel promoveu um “dia D” de mobilização em 11 municípios cearenses, por meio de audiências, incluindo Crato, Brejo Santo e Iguatu.
Na câmara municipal do Crato, na sexta-feira (15), uma reunião contou com a presença de vereadores locais e de municípios vizinhos, população, representantes das prestadoras de serviço móvel de telefonia, da Enel e outras entidades. O deputado Fernando Santana lembrou que os esforços para resolver a problemática da Enel no Ceará começaram em 2022, quando a empresa quis reajustar a tarifa de energia em 24,35%, aumento considerado um dos maiores do país.
Em Brejo Santo, o relator da CPI, deputado estadual Guilherme Landim (PDT), também presidiu audiência na Câmara. O momento contou com representantes do comércio, vereadores e prefeitos de outros municípios, população e outras categorias. De acordo com o relator, a reunião foi proveitosa. Nos três municípios foi recolhido material com denúncias para robustecer provas e documentos da Comissão Parlamentar de Inquérito. Em abril, a CPI chega à fase das oitivas com a Enel, momento em que antecede a emissão de um relatório final.
Na última semana, no dia 12, o Cariri sofreu com um apagão em vários municípios. Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Nova Olinda foram alguns dos afetados com a falta de energia. Em nota, a Enel, afirmou que a falha ocorreu devido a descargas atmosféricas que atingiram uma linha de distribuição nas proximidades de Juazeiro de Norte, causando danos à rede elétrica e afetando o fornecimento de energia. A empresa afirmou ainda que a situação foi normalizada às 19h13. Mas após esse horário, ainda havia relatos de falta de energia em pontos do Cariri.
Com informações do Jornal do Cariri