Dois Mandados de Busca e Apreensão estão sendo cumpridos na Operação Limite Virtual deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira. O objetivo é investigar o vazamento ilícito da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Inicialmente, apontava que o acusado residia em Juazeiro e os agentes da Delegacia da PF local aprofundaram as investigações. Entretanto, veio a descoberta que o mesmo mora em Sobral, mas o trabalho seguiu sob a coordenação da DPF de Juazeiro.
Estão sendo cumpridos dois Mandados de Busca e Apreensão deferidos pela Justiça Federal em Sobral e 15 policiais federais atuam na operação policial. Foram apurados indícios de crimes de divulgação ilícita do conteúdo de prova do ENEM em redes sociais, por parte de um sobralense. Após comunicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP), foram realizadas investigações pela PF identificando o suspeito do crime residente em Sobral.
Existem indícios de divulgação ilícita do tema da redação referente ao caderno rosa no recente exame do ENEM 2023, ainda durante a realização do mesmo. A Polícia Federal não divulgou o nome do acusado, cuja conduta pode configurar o cometimento, em tese, do crime de fraude em certame de interesse público, com penas que podem chegar a 8 anos de prisão.
As informações são da Agência Miséria