Uma das figuras mais célebres da cultura caririense, o Mestre Espedito Seleiro, artesão reconhecido internacionalmente por seu trabalho com o couro, acaba de receber mais uma honraria: o prêmio Funarte Mestres e Mestras da Arte. A premiação é uma iniciativa-piloto no âmbito da Fundação Nacional das Artes (Funarte) e contempla um total de 50 profissionais das artes pelo Brasil, que tenham, no mínimo, 60 anos de idade e relevante trajetória nas diversas linguagens artísticas. Cada mestre contemplado receberá prêmio no valor de R$ 100 mil.
“Esta premiação é o resultado de muitos anos de ofício na arte do couro e que valoriza também os diversos artesãos da região do Cariri cearense e eleva a cidade de Nova Olinda, o Estado do Ceará e o Brasil”, pontuou Espedito Seleiro. Ele é Mestre da Cultura, reconhecido oficialmente pelo Governo do Estado do Ceará e pelo Ministério da Cultura.
Cecília Rossé, Arquiteta da Cultura, foi a proponente do Edital Funarte e a responsável por inscrever a candidatura do Mestre Espedito na categoria Artes Visuais. “Ver o grande artista popular receber este prêmio demonstra quão importante é a defesa e o registro de sua obra”, celebra Cecília, ao dizer que o trabalho de 300 horas para a criação do dossiê sobre a vida e a arte de Espedito Seleiro só foi possível graças à colaboração de Irenilda Martins e Maninho Seleiro, respectivamente, nora e filho de seu Espedito.
Prêmio Funarte
De acordo com a Funarte, o Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes 2023 recebeu um total de 737 inscrições de propostas, analisadas pela Comissão de Seleção. Das propostas inscritas, 166 (22,6%) foram desclassificadas no processo de seleção, devido à verificação de incorreções em relação ao previsto no edital. Das inscrições realizadas, 302 (40,9%) foram de proponentes com constituição jurídica e 435 (59%) por proponentes pessoas físicas.
As informações são do Jornal do Cariri