Foto: Ascom/Prefeitura de Milagres
Na manhã desta sexta-feira (21), a Prefeitura de Milagres, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu uma caminhada de mobilização para o combate às arboviroses. A ação, que teve início na Praça da Matriz, alertou a população sobre os sinais e sintomas de doenças como dengue, chikungunya e Zika, além de reforçar as principais formas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti.
O percurso incluiu o centro da cidade e os bairros Francisca do Socorro e Casa Própria. A mobilização contou com a presença da vice-prefeita, Elisângela Crisóstomo, do secretário de Saúde, Vinicius Canuto, profissionais e técnicos da pasta, dos Agentes Comunitários de Saúde, dos Agentes de Endemias, da Secretária de Meio Ambiente, Renata Sayonara, do Secretário de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo, Márcio Luna, e de alunos da EEEP Irmã Ana Zélia da Fonseca.
Doenças graves e prevenção essencial
A dengue, a chikungunya e a Zika são doenças graves transmitidas pelo Aedes aegypti, que se prolifera em locais com água parada. A dengue pode evoluir para formas graves, como a dengue hemorrágica, levando a complicações sérias e risco de óbito. A chikungunya causa fortes dores articulares, que podem se prolongar por meses ou anos, comprometendo a qualidade de vida dos pacientes. Já a Zika está associada a complicações neurológicas, incluindo a microcefalia em bebês cujas mães foram infectadas durante a gestação.
O coordenador de Vigilância em Saúde, Wallace Grangeiro, destacou a importância da prevenção dentro das residências e na comunidade. “As informações que levamos nessa caminhada foram os principais pontos de prevenção, especialmente dentro de casa, fazendo o trabalho junto com os vizinhos e a própria comunidade para prevenir um possível aumento dos casos e, sobretudo, complicações dessas doenças tão graves”.
O secretário de Saúde, Vinicius Canuto, reforçou que a caminhada marca o início de uma série de ações contra as arboviroses. “A caminhada simboliza uma abertura de ações. Vamos disseminar mutirões de conscientização, mutirões de coleta em todas as comunidades, em todas as áreas. Trata-se de um momento de informação, de conscientização, alertando a população diante dessa quadra chuvosa, para que todos façam o seu papel”.
Como se proteger?
A prevenção contra o Aedes aegypti depende da eliminação de criadouros do mosquito. Entre as principais medidas estão:
✅ Manter caixas d’água, tonéis e barris bem tampados;
✅ Evitar o acúmulo de água em pneus, vasos de plantas e garrafas;
✅ Limpar ralos e calhas com frequência;
✅ Descartar corretamente o lixo e evitar o acúmulo de entulhos;
✅ Aplicar telas de proteção em janelas e utilizar repelentes, quando necessário.
Com a chegada do período chuvoso, a atenção deve ser redobrada. A Prefeitura segue intensificando ações de combate e conscientização, contando com a colaboração de toda a população para evitar novos casos e proteger a saúde dos moradores de Milagres.