O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou, nesta terça-feira (11), um reajuste de 6,27% no piso salarial dos professores da rede estadual de ensino. A proposta será encaminhada à Assembleia Legislativa e prevê pagamento retroativo a 1º de janeiro, abrangendo toda a carreira, incluindo ativos, aposentados, pensionistas e temporários.
Além do reajuste, Elmano também divulgou um pacote de medidas voltadas à educação. O governo realizará o pagamento da Promoção de 2024, sem titulação, no mês de abril e antecipará, ainda no primeiro semestre, o pagamento retroativo do piso salarial de 2024 para os aposentados.
Outra medida anunciada foi a convocação dos aprovados remanescentes do último concurso público, fortalecendo o quadro de professores da rede estadual. Além disso, o governo iniciará o processo de ampliação definitiva da carga horária de 2025.
Também foi destacada a atuação junto à Advocacia-Geral da União (AGU) e ao Governo Federal para garantir a antecipação do pagamento dos Precatórios do Fundef.
As informações são da Agência Miséria