Após longo período de estiagem, a cidade de Milagres voltou a registrar chuva na manhã desta quarta-feira (13). Conforme dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a precipitação chegou a 11,5 milímetros na sede do município. Esse índice marca uma novidade climática para a região, que enfrentava um período sem chuvas significativas desde o fim da quadra invernosa, em julho.
A precipitação de hoje foi a quarta maior do Cariri, ficando atrás de Crato (23 mm), Brejo Santo (12 mm) e Jati (12 mm), de acordo com dados da Funceme até o momento da publicação da matéria. Além do registro na cidade de Milagres, o Sítio Água Vermelha também apresentou chuva, com acúmulo de 5,6 milímetros.
No mês passado, em 20 de outubro, a cidade também registrou 5 milímetros de chuva, uma marca considerada baixa para suprir as necessidades da região, onde o calor intenso é uma constante nesta época do ano.
A expectativa dos moradores e agricultores agora é de que a pré-estação chuvosa se estabeleça, trazendo um alívio para as altas temperaturas e renovando as esperanças no campo. A chegada de chuvas regulares é fundamental para o desenvolvimento das lavouras e pode significar um impulso para a agricultura local, que depende das precipitações para a produção e a subsistência dos pequenos produtores.
Esse início de chuvas na região acende uma perspectiva positiva para o período que antecede a estação chuvosa oficial no estado, fortalecendo a economia e a qualidade de vida da população rural.
As informações são da Folha de Milagres