O Dia da Consciência Negra, celebrado anualmente em 20 de novembro, será feriado nacional pela primeira vez. A data é uma homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência contra a escravização de pessoas no Brasil, e às todas as personalidades afrobrasileiras que contribuíram para a construção do país.
A Lei 14.759/23, que torna feriado nacional o dia 20 de novembro, como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, teve origem no projeto do Senado (PL 3268/21), e pretende reafirmar a importância de Zumbi dos Palmares, grande líder quilombola, e instigar a reflexão sobre a memória e resistência do povo preto afrodiaspórico.
O Dia da Consciência Negra foi idealizado em 1971, em Porto Alegre, por Antônio Carlos Côrtes, Oliveira Silveira, Vilmar Nunes e Ilmo da Silva, fundadores do grupo Palmares. A escolha da data foi feita em referência ao legado de Zumbi, que por 15 anos enfrentou as forças coloniais e foi assassinado em 1695.
O reconhecimento oficial da data ocorreu em 2011, pela então presidente Dilma Rousseff , no entanto, o feriado nacional só foi sancionado em 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
As informações são do site Miséria