Fãs de astronomia podem acompanhar, a partir desta noite de terça-feira (17), um encontro de fenômenos no céu: um eclipse lunar parcial com uma superlua. Além desses dois, ainda é possível observar uma conjunção planetária envolvendo a Lua e Saturno. A simultaneidade de eventos astronômicos é considerada rara por especialistas e pode ser observada a olho nu.
O que são os fenômenos? Caracterizada pelo momento em que o satélite natural da Terra aparenta ter aumentado de tamanho, ficando cerca de 30% mais brilhante, a superlua ocorre quando o corpo celeste atinge o ponto mais próximo do Planeta, na sua órbita elíptica, ao mesmo tempo, em que está em sua fase cheia.
Já o eclipse lunar parcial acontece quando a sombra da Terra, gerada pela luz solar, cobre parte da Lua, deixando-a obscurecida por alguns momentos. Nesta terça-feira, cerca de 3,5% da área do disco lunar ficará encoberta. A previsão é de que o evento seja observado entre às 23h12 de hoje até a 0h16 de quarta-feira (18).
Horários e fases do eclipse lua parcial
*Entrada da Lua na penumbra da Terra: 21h41 (dificilmente perceptível a olho nu)
*Entrada da Lua na umbra: 23h13
*Meio do eclipse: 23h44
*Saída da Lua da umbra: 0h16
*Saída da Lua da penumbra: 1h47
Acompanhe eclipse lunar ao vivo
O Observatório Nacional transmite ao vivo o eclipse parcial da Lua. O programa “O céu em sua casa: observação remota” exibe o fenômeno, que pode ser visto em várias partes do mundo, incluindo o Brasil. O vídeo em tempo real do fenômeno começa a ser transmitido a partir das 21h30, através do canal do órgão no YouTube.
As informações são do Diário do Nordeste