O Governo do Ceará lançou, nesta quinta-feira (12), a edição 2024 do Programa CNH Popular, destinado à população de baixa renda que busca conquistar a Carteira Nacional de Habilitação.
Ao todo, serão ofertadas 25 mil habilitações gratuitas nas categorias A (moto) e B (carro). 5 mil vagas são destinadas para Fortaleza e as demais serão divididas entre os outros 183 municípios cearenses.
Os interessados devem realizar as inscrições diretamente no site oficial do Programa CNH Popular 2024. Os candidatos inscritos no programa também devem acompanhar o andamento das etapas na página específica do portal do Detran-CE.
O governador Elmano de Freitas ressaltou as inúmeras oportunidades que essa iniciativa representa. “Estamos falando de pessoas de baixa renda, que não poderiam pagar até R$ 2.300 para tirar sua carteira”, pontuou. “Essa carteira é importante, seja para dirigir um carro, seja para dirigir uma moto, e muitas vezes é necessário para, inclusive, gerar uma renda, para auxiliar no trabalho. E a pessoa vai poder se deslocar de forma tranquila, mais segura e habilitada”, completou.
Serviço 100% gratuito
Michel Mourão, superintendente do Detran-CE, alertou que o Detran-CE não envia nenhum tipo de cobrança para esse processo. “O Detran não envia nenhum tipo de e-mail ou SMS, de boletos ou cobranças da CNH Popular. Esse é um benefício que o Governo do Ceará dá integralmente ao cidadão, tudo é custeado pelo Estado. O cidadão não paga nenhuma taxa para ter acesso a esse serviço”, alertou.
Desde 2009, quando o programa foi criado, já beneficiou mais de 165 mil cearenses.
As informações são da Agência Miséria