Início » ‘Cometa do Século’ pode ser visto a partir de 22 de setembro no Brasil

‘Cometa do Século’ pode ser visto a partir de 22 de setembro no Brasil

por M7 NOTÍCIAS
0 comentário

O cometa C2023 A3 (Tsuchinshan-Atlas) poderá ser observado no Hemisfério Sul a partir do dia 22 de setembro. O corpo é chamado de “Cometa do Século” devido à possibilidade de ter a maior luminosidade desde o Hale-Bopp, que brilhou no céu em 1997.

Segundo o astrônomo Filipe Monteiro, do Observatório Nacional, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o cometa está próximo do Sol desde agosto e deve continuar até a última semana de setembro, o que faz com que ele fique ofuscado pelo brilho da estrela central do Sistema Solar, dificultando a observação.

“A partir da última semana de setembro, dia 22, o cometa poderá ser visto ao amanhecer, mas tornando a ficar novamente muito próximo do Sol entre os dias 7 e 11 de outubro, mas voltando a se afastar em seguida. A partir de então, o cometa poderá ser visto logo após o pôr do sol”, disse o astrônomo.

O corpo deve chegar mais próximo ao Sol no dia 27 de setembro, segundo Monteiro, a uma distância de 0,391 Unidades Astronômicas (UA), o que equivale a quase 58,5 milhões de quilômetros.

Já a máxima aproximação do cometa com a Terra acontece no domingo, 13 de outubro, quando estará a uma distância de 0,472764 UA, ou 70,7 milhões de quilômetros.

OBSERVAÇÃO DO COMETA
Ainda não se sabe se o cometa poderá ser visto a olho nu, devido à intensidade do brilho. “É possível que haja a necessidade de fazer uso de outros instrumentos, tais como binóculos e telescópios”, destacou o especialista.

“Os observadores deverão olhar para o horizonte oeste, na mesma direção do pôr do sol. O cometa estará visível um pouco antes do amanhecer no final de setembro e logo após o pôr do Sol, quando transitará pelas constelações de Virgem (em setembro), Serpente e Ofiúco (outubro)”, orientou.

“A maior dificuldade será encontrar um lugar com o horizonte oeste livre, visto que o cometa está muito baixo no céu, em uma altura de até 30 graus”, disse.

As informações são do Diário do Nordeste

You may also like

Deixe um comentário

SOBRE NÓS

Bem-vindo ao M7 Notícias – seu portal de informações abrangentes sobre Milagres, no Cariri, cultura, política, esporte, Brasil, polícia e religião. Aqui você encontrará as principais coberturas jornalísticas, trazendo notícias atualizadas e relevantes para mantê-lo informado sobre todos esses temas.

@2022 – TODOS DIREITOS REZEVADOS AO M7 NOTÍCIAS. Designed and Developed PenciDesign