O prefeito de Potengi (na região do Cariri), Edson Veriato da Silva (PT), faleceu neste sábado (13), aos 38 anos. Ele lutava contra um câncer de estômago.
Edson foi o primeiro prefeito pelo Psol no Ceará, com quase 59% dos votos, no último pleito municipal. À época, ele ficou conhecido por não ter paletó para a cerimônia de posse.
Um ano após o início do mandato, Edson trocou de sigla e se filiou ao Partido dos Trabalhadores, em janeiro de 2022.
Antes agricultor, radialista e ativista comunitário, atualmente Edson era estudante de Direito.
Em maio, quando completou 38 anos, ele relembrou sua condição de saúde: “enfrento uma batalha pessoal contra o câncer de estômago. Essa doença trouxe novas dificuldades, mas também reafirmou meu compromisso com a vida e com aqueles que amo. Cada dia é uma nova oportunidade de lutar, não apenas por mim, mas por minha família e por Potengi”.
O Hospital São Vicente, em Barbalha, onde o prefeito estava internado, lamentou o falecimento citando as complicações no tratamento contra o câncer. “Expressamos nossas mais sinceras condolências aos familiares e amigos do prefeito Francisco Edson Veriato da Silva. Que todos possam encontrar conforto e força neste momento de dor”, disse a unidade de saúde em nota.
Nos últimos dois meses, ele aparecia em postagens utilizando máscaras descartáveis e visivelmente mais magro.
O governador Elmano de Freitas, também do PT, homenageou Veriato em postagem. “Lamento profundamente a morte do amigo e prefeito de Potengi, Edson Veriato, do nosso Partido dos Trabalhadores. Ele deixa um legado de grandes realizações no município do Cariri. Meus sentimentos a todos os familiares, amigos e à população de Potengi”, escreveu.
As informações são do Diário do Nordeste