Aprender a ler e a escrever na idade certa é determinante para a trajetória escolar de qualquer estudante – e mais de 97% dos pequenos cearenses garantiram essas habilidades até o 2º ano do ensino fundamental (EF), em 2023.
Os dados são do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece), divulgado nesta segunda-feira (27), e mostram um crescimento da chamada “proficiência em Língua Portuguesa” em relação a 2022.
Em 2022, apenas 84,6% dos alunos concluíram o 2º ano do EF com níveis desejáveis ou suficientes de alfabetização, reflexo das perdas de aprendizagem causadas pela pandemia e pior índice em 8 anos. Já no ano passado, a proficiência das crianças em português superou a de 2019, chegando aos seguintes resultados:
Nível desejável: 91,8%;
Nível suficiente: 5,3%;
Níveis intermediário e alfabetização incompleta: 2,9%.
O levantamento, conduzido pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc), avalia os alunos de todos os municípios da rede pública cearense, incluindo escolas municipais e estaduais e aplicando provas em séries-chave da trajetória escolar: 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental.
Para Eliana Estrela, titular da Seduc, a evolução da alfabetização está atrelada aos resultados do PAIC – o Programa de Alfabetização na Idade Certa. “Esse resultado mostra esse desempenho. A queda anterior foi por causa da pandemia, mas nos recuperamos”, comemorou.
As informações são do Diário do Nordeste