A estátua de Padre Cícero já foi removida do banco em frente à Capela de São Pedro em Caririaçu e seguiu para Petrolina (PE). A mesma teve a cabeça destruída na noite desta segunda-feira por um homem com transtornos psicológicos. “Raimundo” apanhou uma pedra e foi na direção da estátua atingindo-a várias vezes causando “afundamento craniano”. O prefeito de Caririaçu, Edmilson Leite, determinou a restauração e, ainda na manhã desta terça-feira, o monumento seguiu numa caminhonete ao Pernambuco.
A exemplo da estátua de Seu Lunga em Juazeiro, a de Padre Cícero em Caririaçu também foi feita pelo escultor de Petrolina, Ranilson Viana. Em setembro de 2022, vândalos destruíram o pé de Seu Lunga e o artista veio a Juazeiro consertar e, agora, fará o mesmo em relação a de Padre Cícero. Esta foi inaugurada dia 23 de março na festa pelos 180 anos de nascimento do sacerdote. Caririaçu foi a única cidade que teve Padre Cícero como vigário Paroquial entre janeiro de 1889 e agosto de 1892.
A estátua foi posta num banco de mármore na calçada da Igreja Matriz de São Pedro no centro de Caririaçu. Ao tomarem conhecimento do fato, Guardas Municipais trouxeram o autor dos danos até a delegacia de Juazeiro. Logo, os GCMs o levaram de volta à sua casa e o entregaram ao pai conhecido por “Cícero de Mila”. Este gravou um vídeo agradecendo o gesto dos guardas e explicando que o filho sofre de problemas mentais, já esteve internado durante algum tempo e vive em tratamento.
As informações são da Agência Miséria