O banco de leite materno do Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha, registrou um baixo estoque neste mês de maio. A coleta alimenta os bebês que se encontram internados nas duas unidades de terapia intensiva (UTIs neonatais) do hospital.
De acordo com a enfermeira Laurinda Garcia, o estoque do banco de leite é preocupante. Segundo ela, cerca de 40 crianças estão internadas nos 20 leitos das UTIs neonatais da unidade. Para suprir a demanda diária, são utilizados, em média, de 1,5 a 1,9 litros de leite materno.
“São oito dietas por bebê. A gente necessita de elevar esse estoque. Como o hospital atende todas essas cidades circunvizinhas, é necessário que a gente tenha uma quantidade boa de leite. São bebês de todos esses municípios que são acolhidos nas nossas UTIs”, informa.
Laurinda explica que as ordenhas podem ser feitas no banco de leite ou na casa da doadora. O material deve ser armazenado em potes de vidro esterilizados e com tampa plástica – que são fornecidos pelo hospital. “Esses vidros são entregues e elas ficam tirando em casa”, acrescenta.
As informações são do portal Miséria