Um grupo de 21 deputados propõe a reestatização do serviços para fornecimento de energia elétrica no Ceará. A proposta é feita na mesma semana em que foram concluídas as atividades da CPI que investiga denúncias contra a Enel.
No relatório da CPI, feito pelo deputado caririense Guilherme Landim (PDT), os parlamentares pediram a extinção do contrato entre o Estado do Ceará e a Enel.
Coordenados por Renato Roseno (PSOL), os parlamentares querem que o fornecimento de energia elétrica saia da iniciativa privada e volte para a responsabilidade do Estado. A sugestão é realizar um plebiscito.
“Vamos ouvir a sociedade cearense sobre qual é o modelo que ela quer. Eu, particularmente, tenho uma posição. Os países da Europa, todos eles que fizeram privatização entre os anos 1980 e 1990, reviram as privatizações de serviços essenciais. Quero ir além, e propor à Casa que ela analise, no tempo devido, o projeto de decreto legislativo”, argumenta Roseno.
Até agora, entre os deputados do Cariri, assinaram a proposta: Davi de Raimundão (MDB), Moésio Loiola (PP) e Guilherme Landim (PDT).
As informações são do Jornal do Cariri