Está mantida a possibilidade de Juazeiro do Norte ter segundo turno nas eleições municipais deste ano, conforme informa o Cartório Eleitoral no Município. O maior colégio de eleitores na região tornou-se ainda maior, aproximando-se dos 200 mil votantes necessários para um segundo turno obrigatório. Atualmente, Juazeiro tem um eleitorado de 198.165 pessoas, porém 1.310 novos registros já estão em processamento. Restam, apenas, 525 novos cadastros.
Apenas nesta segunda-feira (6) foram registrados 400 novos eleitores, quantidade maior do que a média diária de 250 pessoas durante a campanha de regularização. “Extraoficialmente, podemos dizer que estamos a menos de 600 eleitores para os 200 mil”, afirma Wendell Freire, chefe de cartório da 119ª Zona Eleitoral. O prazo para os eleitores (as) regularizarem o título se encerra nesta quarta-feira (8). “Não há possibilidade de ampliar o prazo”, acrescenta Freire.
O chefe do Cartório crava a realização de segundo turno para as eleições municipais de 2028 em Juazeiro, mas não descarta a realização ainda este ano. “Há chance da marca para o segundo turno ser atingida, caso o eleitor que deixou pra última hora venha em bom número, e é o que a Justiça Eleitoral espera. Sem dúvida, em 2028, haverá numericamente a chance de segundo turno, não descartada para este ano também”, explica o chefe de Cartório.
Quem tiver pendências com a Justiça Eleitoral após essa data não poderá participar do pleito. Entre as pendências, estão o pagamento de multas e títulos cancelados, no caso de quem não votou em três eleições seguidas. O dia 8 de maio também é a data-limite para transferência de domicílio eleitoral e revisão de dados, como inclusão do nome social ou mudança do local de votação no Município.
Desde a última eleição, em 2022, Juazeiro perdeu cerca de 30 pessoas por dia. “No momento, a principal causa de perda de eleitores são as transferências para fora, que gira em torno de 20 a 30 por dia, às vezes menos, às vezes mais”, detalha o chefe de cartório.
Na reta final da campanha, o Cartório Eleitoral promove um mutirão no Ginásio do bairro São Miguel e em seis escolas da rede estadual, com atendimentos até as 21h.
As informações são do Jorna do Cariri