Os 180 anos de nascimento do Padre Cícero foram celebrados com uma homenagem na Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (22). O momento dedicado ao Patriarca de Juazeiro do Norte revisitou sua trajetória de vida, desde o ministério na Igreja Católica até sua incursão na vida pública como o primeiro Prefeito do município. A iniciativa foi mobilizada pela Deputada cearense Fernanda Pessoa.
O Prefeito Glêdson Bezerra esteve presente na cerimonia, que ocorreu no Salão Ulysses Guimarães, e reforçou a importância da homenagem, reconhecendo o impacto abrangente do Padre Cícero em várias áreas, como educação, preservação ambiental e assistência social. “Certamente, hoje nós não estaríamos no patamar em que nos encontramos se não fosse fruto do trabalho, da luta, da defesa e do legado do Padre Cícero. É importante pontuar que o Padre Cícero cuidou de todas as áreas do conhecimento lá nos idos de 1900. Foi um grande educador que permitiu lançar as bases na cidade de Juazeiro do Norte para a chegada da ordem Salesiana. Em seguida, também vieram os Franciscanos e demais ordens que tanto têm contribuído para a formação dos nossos jovens“, disse o Prefeito.
A Presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Teresa Siqueira, também esteve presente na solenidade, e evidenciou o respeito e admiração pela figura religiosa, política e social do sacerdote. Segundo Teresa Siqueira, “foi uma justa homenagem que a Câmara dos Deputados fez ao nosso Padim“.
Já o Secretário Municipal de Turismo e Romaria, Renato Willamis, destacou a importância do Padre Cícero não apenas para Juazeiro do Norte e o Nordeste, mas para o país como um todo. Ele enfatizou a constante valorização do legado do Padre Cícero, reconhecendo-o como um visionário que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da cidade. “O Padre Cícero já teve o seu nome escrito no Livro dos Heróis da Pátria, então é muito importante ressaltar o tamanho [do Padre Cícero] não apenas para a cidade de Juazeiro do Norte e todo o Nordeste, mas também para o país”, comentou.
As informações são da Agência Miséria