Início » Deputado quer proibir venda de medicamentos fora de farmácias no Ceará

Deputado quer proibir venda de medicamentos fora de farmácias no Ceará

por M7 NOTÍCIAS
0 comentário

Um projeto de lei que propõe a proibição da venda de qualquer tipo de medicamento fora de farmácias começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). De acordo com o autor da matéria, o deputado Marcos Sobreira (PDT), o objetivo é evitar o consumo irracional de medicamentos ou a venda sem orientação profissional.

Caso o texto seja aprovado e vire lei, a venda de medicamentos em mercados, supermercados, conveniências e estabelecimentos similares passa a ser proibida no Ceará. A proibição valerá, inclusive, para remédios que não exigem receita médica.

Para Marcos Sobreira, a venda de medicamentos em supermercados somente contribuirá para incentivar a automedicação, expondo a população a riscos, como o aumento de intoxicações, interações medicamentosas, mascaramento dos sintomas, agravamento de doenças e internações.

“Por exemplo, o Paracetamol, medicamento isento de prescrição (MIP) amplamente utilizado no Brasil, se usado sem orientação, em dose elevada, pode gerar toxicidade ao fígado. Os medicamentos devem ser disponibilizados à população acompanhados de orientação por um profissional habilitado, no caso, um farmacêutico”, alertou.

Em caso de descumprimento, a proposta de lei prevê aplicação de multa ao estabelecimento no valor de R$ 10 mil, dobrada em caso de reincidência, além da suspensão do alvará de funcionamento na terceira autuação.

As informações são da Agência Miséria

You may also like

Deixe um comentário

SOBRE NÓS

Bem-vindo ao M7 Notícias – seu portal de informações abrangentes sobre Milagres, no Cariri, cultura, política, esporte, Brasil, polícia e religião. Aqui você encontrará as principais coberturas jornalísticas, trazendo notícias atualizadas e relevantes para mantê-lo informado sobre todos esses temas.

@2022 – TODOS DIREITOS REZEVADOS AO M7 NOTÍCIAS. Designed and Developed PenciDesign