Início » Enfraquecido politicamente, Abrão Sampaio insinua nova pré-candidatura

Enfraquecido politicamente, Abrão Sampaio insinua nova pré-candidatura

por M7 NOTÍCIAS
0 comentário

O ano era 2020. O então vice-prefeito, Abraão Sampaio, rompe politicamente com o Prefeito Lielson Landim e decide disputar a eleição majoritária contra Cicero Figueiredo que, ao contrário de Abraão, reforça sua lealdade com o grupo que elegeu Lielson e que rompeu um ciclo vicioso de poder que negou ao povo, ao longo de décadas, situações básicas como democracia e liberdade.

Na ânsia de poder, Abraão preferiu mudar de lado. Aliás, mudar de lado na política é um método que ele carrega a tiracolo, mudando de posição à medida que lhe convém. Em 2012, era oposição e virou situação pouco dias antes do pleito. Em 2016, depois de situação e voltou para a oposição. Mas sua dança de lado, não parou aí. Em 2020, era situação e disputou a eleição como oposição.

Entretanto, voltando a 2016, apesar da posição de vice-prefeito e das lideranças que conseguiu unir ao seu lado, como do ex-prefeito Hellosman Sampaio, Abraão foi esmagado politicamente por Figueiredo nas urnas, perdendo a eleição  por uma assustadora diferença de mais de 1.500 votos.

Os anos passam e chega 2022. Eleição para deputado, seja estadual ou federal. Abraão Sampaio teve que assistir nova derrota esmagadora para o grupo, agora liderado pelo Prefeito Figueiredo.

Vamos aos números: para deputado federal, o candidato do prefeito Figueiredo, Eunicio Oliveira, foi majoritário com uma diferença de mais de dois mil votos sobre o candidato apoiado por Abraão Sampaio. Entretanto, a derrota maior foi na disputa para deputado estadual. Guilherme Landim, apoiado por Figueiredo, superou o candidato de Abraão com mais de três mil votos de diferença. Ou seja, considerando a eleição para prefeito, dois anos antes, Figueiredo dobrou a diferença de votos para Abraão.

Apesar das derrotas avassaladoras nas urnas, em um curto período de tempo, e sem contar mais com grande parte das lideranças e deputados que lhe deram vanguarda em 2020, Abraão Sampaio voltou à cena política recentemente, insinuando uma nova pré-candidatura à prefeito de Milagres.

Reconhecidamente enfraquecido politicamente, ele deve-se unir a Pepe da Papelaria, também candidato a prefeito na eleição de 2020 e que alcançou pouco mais de duzentos votos.

Um grande número de lideranças, que estavam com Abraão, hoje marcha ao lado de Figueiredo. Apenas para citar algumas delas: o ex-vice-prefeito Clistenes Filgueira, os vereadores Fernando Sampaio, Landim Saraiva, Renata Sayonara , o ex-vereador Tião Vasques, o ex-secretário municipal, Ailton Crisóstomo, as lideranças comunitárias Marta Dantas, do Fronteiro, e Francisquinha, do Café da Linha, entre outras.  

Isso apenas na esfera local. Se sairmos de Milagres veremos que os dois deputados votados por Abraão em 2022, hoje colocam seus gabinetes à disposição do governo de Figueiredo. São eles: Fernando Santana e Yury do Paredão.

Ano 2024. Abraão Sampaio reaparece. Uma foto que circula nas redes sociais representa seu isolamento político. Raros nomes apontam para seu nome. Resta saber se ele terá força para mudar o curso da história que indica uma possível nova derrota quando outubro chegar.

Abraão Sampaio saiu das últimas eleições esvaziado politicamente, quando poderia ter fincado sua posição como maior líder da oposição em Milagres. No entanto, perdeu apoio político e popular. Por que isso aconteceu?

você pode gostar

Deixe um comentário

SOBRE NÓS

Bem-vindo ao M7 Notícias – seu portal de informações abrangentes sobre Milagres, no Cariri, cultura, política, esporte, Brasil, polícia e religião. Aqui você encontrará as principais coberturas jornalísticas, trazendo notícias atualizadas e relevantes para mantê-lo informado sobre todos esses temas.

@2022 – TODOS DIREITOS REZEVADOS AO M7 NOTÍCIAS. Designed and Developed PenciDesign